dc.description.abstract |
Estudos apontam a importância de promover a qualidade no relacionamento de pais e seus filhos. Na educação infantil, destaca-se a importância de auxiliar as crianças a criar sua própria identidade, sentimentos de pertencimento e relacionamentos. Dessa forma, a educação pré-escolar vai além dos aspectos relacionados à instrução, sendo necessária a construção de um conjunto de valores, normas e atitudes que permitem à criança conviver bem futuramente. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar qualitativamente o comportamento de mães em relação aos filhos de uma Creche de Bebedouro depois da aplicação de um programa de orientação de pais. Além disso, aplicou-se antes e após a intervenção o Inventário de Stress de Lipp e o Inventário de Habilidades Sociais. O Programa de Orientação de Pais foi feito em 8 encontros e seu conteúdo versava sobre princípios de aprendizagem, relacionamento afetivo, regras, limites, conseqüência para comportamentos adequados e inadequados, autoconhecimento e modelo. A amostra foi composta três mães de crianças entre 4 e 5 anos de idade. Todas as sessões foram gravadas em áudio e foi feita uma análise da freqüência de respostas que se referiam a mudanças de comportamento das mães em relação aos filhos. As mães relataram aumento da discriminação dos comportamentos adequados das crianças e da freqüência de reforços positivos para essas atividades (elogios), conseguindo colocar regras e limites. Quanto aos instrumentos, observou-se que apenas uma mãe apresentou estresse na primeira avaliação, sendo que a mesma na segunda aplicação do inventário de Stress de Lipp já não apresentou mais o estresse, as demais não apresentaram estresse. Com relação a Habilidade Social, as mães apresentaram falta de habilidade para auto-afirmação, conversação e desenvoltura social. Conclui-se, assim, que o programa de orientação de pais é uma intervenção eficaz para a melhora do relacionamento entre pais e filhos. Porém, outros estudos sistemáticos devem ser feitos para comprovar tal eficácia. |
pt_BR |