Centro Universitário UNIFAFIBE

Avaliação de alterações de comportamento em crianças de uma creche após uso da terapia assistida por animais

Show simple item record

dc.contributor.advisor GOMES, Andreza Cristiana Ribeiro
dc.contributor.author COLOSIO, Sônia Aparecida Ribeiro
dc.date.accessioned 2019-01-30T16:47:19Z
dc.date.available 2019-01-30T16:47:19Z
dc.date.issued 2010-12
dc.identifier.issn 2179-636X
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/149
dc.description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract A vinculação humana com bichos de estimação acrescentou um novo tipo de relação com complexidade e características próprias, sendo que povos de diferentes culturas mantêm vínculos afetivos com essas espécies, sugerindo a importância de animais para as relações humanas. Além disso, diversos estudos também evidenciam o potencial da participação de animais em situações clinicas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as mudanças de comportamentos em crianças após contato sistemático com um cachorro. Foram realizados oito encontros em uma creche na cidade de Bebedouro com 8 crianças de 5 a 6 anos. Para isso, utilizou-se uma cachorra da raça Bernese, com 11 meses, treinada há sete meses semanalmente, sendo utilizado o método de reforçamento a atividades adequadas, além de objetos que facilitassem o contato com a cachorra como escova e laços. As sessões aconteceram em uma sala da creche e foi gravada em vídeo. Posteriormente, foi analisada a freqüência dos comportamentos de contato visual, aproximação, auxiliar, agressividade e interesse pelo cão. Observou-se que houve uma diminuição dos comportamentos de contato visual, aproximação e agressivos, havendo no decorrer das sessões um aumento gradativo dos comportamentos de auxílio, afiliativos e interesse pelo cão, como divisão da atenção da cachorra com o colega, convidando-o, por exemplo, para brincadeiras em conjunto, demonstração de afeto, caricias, bem como, interesse pelo cão em forma de questionamentos com relação a características física, origem e cuidados. Conclui-se que a presença do animal proporcionou as crianças uma tendência a socialização e que este método pode ser utilizado como recurso psicoterapêutico auxiliar. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Terapia assistida por animais pt_BR
dc.subject Agressividade pt_BR
dc.subject Comportamento pt_BR
dc.title Avaliação de alterações de comportamento em crianças de uma creche após uso da terapia assistida por animais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account