dc.description.abstract |
A natação integra tanto os Jogos Olímpicos quanto os Jogos Paralímpicos (versão dos Jogos Olímpicos adaptada para atletas com deficiências físicas ou sensoriais). No entanto, assim como outras modalidades esportivas, a natação não possuí um método de ensino que seja adaptado às pessoas com deficiência auditiva, tampouco a LIBRAS possuí sinais que sejam voltados ao contexto específico da natação e, ainda, na maioria dos casos os professores que ensinam a natação não são surdos e desconhecem a LIBRAS. Isto posto, a presente pesquisa tem por objetivo introduzir a linguagem de sinais nas aulas de natação, com intuito de melhor interação entre professor e aluno. Trata-se de uma pesquisa definida como Estudo de Caso, do tipo pesquisa-ação, utilizando-se de uma abordagem qualitativa. Serão selecionados três professores de natação que atuam em academias do município de Bebedouro e que tenham experiência profissional de no mínimo 2 anos. Os procedimentos adotados nessa pesquisa-ação consistirão na pesquisa, observação e elaboração conjunta (pesquisadores e participantes) de um manual de sinais para as palavras ou termos específicos da/para natação, o qual poderá auxiliar os professores, surdos ou não surdos, no planejamento, sistematização e organização de metodologias e estratégias pedagógicas com foco na LIBRAS, intuindo contribuir para o atual processo de inclusão social de pessoas com deficiência auditiva. Os dados serão coletados por meio de Diários de Campos que serão preenchidos a partir da observação de aulas de natação e de encontros com os professores de natação. Espera-se que ao final da pesquisa a construção do manual para melhor interação entre os alunos e professores. |
pt_BR |