Abstract:
Este estudo objetivou desenvolver e aplicar um programa de exercícios físicos para uma criança diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa é caracterizada como Estudo de Caso, do tipo descritivo, de cunho quantitativo e qualitativo, com momentos pré e pós-intervenção. Foi composta por uma criança matriculada numa Instituição Especializada para crianças com deficiências no interior de São Paulo, seus pais e a professora. Os instrumentos de coleta de dados foram a Bateria de Testes do Manual de Avaliação Motora de Rosa Neto (adaptada), Diários de Campo e um questionário. Os resultados mostraram aumento nas dimensões Coordenação Motora Global (100%), Coordenação Fina (50%) e Organização Espacial (50%). Não houveram diferenças em Equilíbrio, Esquema Corporal e Estrutura Temporal. A Idade Motora Geral obteve-se aumento de 10%. Conclui-se que um programa de exercícios físicos sistematizado e orientado promove alterações comportamentais e funcionais, podendo ser considerado como uma proposta eficiente.