Abstract:
A presente pesquisa teve como objetivos avaliar o conhecimento dos alunos do ensino fundamental I sobre o tema Meio Ambiente; propor uma sequência didática envolvendo essa temática a partir da construção de brinquedos e brincadeiras com materiais recicláveis; e analisar a aplicabilidade dessa proposta nas aulas de Educação Física por meio da opinião da direção da escola e da professora de Educação Física. Participaram 40 alunos pertencentes ao 5° ano do Ensino Fundamental, uma professora de Educação Física e o diretor da instituição. Os instrumentos metodológicos utilizados foram questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos apreciaram as atividades ministradas e que ampliaram os seus conhecimentos a respeito da temática Meio Ambiente. Além disso, a professora de Educação Física afirmou que esse tipo de atividade é divertido e importante para trabalhar as questões ambientais. O diretor concorda com essas ideias e acredita que é viável o desenvolvimento de projetos utilizando materiais recicláveis na escola. Concluímos que é possível o professor de Educação Física, junto com o apoio da direção da escola, trabalhar a questão do Meio Ambiente em suas aulas por meio de materiais e atividades alternativas.