dc.description.abstract |
O autismo é caracterizado por prejuízos nas interações sociais e comunicação. Ainda hoje não existem teorias que comprovem o porquê do desenvolvimento deste transtorno, mas algumas são estudadas, sendo uma delas o prejuízo sensorial, o qual será o foco deste estudo. Portanto, busca-se compreender esta teoria e intervenções junto a crianças autistas para que esta possa ter um desenvolvimento saudável em suas interações sociais e comunicação, podendo ser, então, incluídas no ambiente escolar. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base em artigos científicos, perpassando primeiramente pela história do autismo, as dificuldades encontradas na realização do diagnóstico, teorias existentes sobre o autismo, e, por fim, buscou-se uma compreensão sobre o modelo de intervenção de integração sensorial com crianças autistas. Dessa forma, no fim da pesquisa, pode-se considerar que a falha no processamento sensorial causaria angústias e ansiedades nos sujeitos com autismo, e o modelo interventivo teria como objetivos o desenvolvimento da sensorialidade que possibilitaria, portanto, uma adaptação ao meio no qual convivem. |
pt_BR |