Abstract:
A psicomotricidade está interligada a um conceito que vai muito além do corpo orgânico e expressivo, relacionando-se estreitamente com o desenvolvimento da motricidade, da inteligência e da afetividade. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar os níveis de desenvolvimento motor e sua relação com o desempenho escolar das crianças. Foi realizada uma pesquisa de campo, em uma escola pública do ensino fundamental I, com 30 crianças de 8 a 10 anos do 3º ano de ensino fundamental. Os instrumentos de coleta de dados foram a bateria de testes psicomotores (BPM), onde foi avaliada a praxia global e a praxia fina. Em seguida foram levantadas as notas dos alunos nas outras disciplinas. Os resultados dos testes psicomotores foram associados às notas escolares. Nove alunos apresentaram dispraxias, Dezoito apresentaram adequado planejamento motor,e três alunos apresentaram planejamento motor perfeito. Análise de correlação de Spearman mostrou associação positiva entre praxia global e média das notas (rho=0,526; p=0,003) e, entre praxia fina e média das notas (rho=0,428; p=0,018). Conclui-se que, realmente existe uma forte relação entre o desenvolvimento motor e o desempenho escolar dos alunos. É muito importante que os professores de Educação Física estimulem a psicomotricidade das crianças em suas aulas no ensino fundamental.