Abstract:
Os jogos e as brincadeiras são a essência da criança, e utilizá-los como ferramentas no cotidiano escolar possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento infantil. Assim, a presente pesquisa teve como objetivos verificar os níveis de alfabetização que as crianças se encontram; elaborar e ministrar atividades lúdicas de alfabetização e; averiguar a influência das atividades no aprendizado dos alunos. Participaram do estudo 19 do período da manhã e 20 alunos do período da tarde. O instrumento metodológico utilizado foi a aplicação de uma avaliação realizada em dois momentos distintos, pré e pós-intervenção, para identificar os níveis de alfabetização que os alunos se encontram, e a elaboração e aplicação de 16 aulas de Educação Física. Os resultados mostram que 13 alunos do grupo intervenção e 06 alunos do grupo controle atingiram o nível alfabético. Dessa forma, podemos dizer que o Grupo Intervenção teve um aumento significativo em relação ao processo de alfabetização. Assim, acreditamos que a Educação Física estará suprindo as necessidades das crianças, bem como, estará favorecendo a aprendizagem de forma lúdica e eficaz, tornando os conteúdos escolares mais dinâmicos e prazerosos.