dc.contributor.advisor |
METZNER, Andreia Cristina |
|
dc.contributor.author |
SOARES, Gláucia Cabral de Araújo |
|
dc.date.accessioned |
2019-02-04T22:30:02Z |
|
dc.date.available |
2019-02-04T22:30:02Z |
|
dc.date.issued |
2016-12 |
|
dc.identifier.issn |
2317-0603 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/254 |
|
dc.description |
Artigo cientifico apresentado ao curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os jogos e as brincadeiras são a essência da criança, e utilizá-los como ferramentas no cotidiano escolar possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento infantil. Assim, a presente pesquisa teve como objetivos verificar os níveis de alfabetização que as crianças se encontram; elaborar e ministrar atividades lúdicas de alfabetização e; averiguar a influência das atividades no aprendizado dos alunos. Participaram do estudo 19 do período da manhã e 20 alunos do período da tarde. O instrumento metodológico utilizado foi a aplicação de uma avaliação realizada em dois momentos distintos, pré e pós-intervenção, para identificar os níveis de alfabetização que os alunos se encontram, e a elaboração e aplicação de 16 aulas de Educação Física. Os resultados mostram que 13 alunos do grupo intervenção e 06 alunos do grupo controle atingiram o nível alfabético. Dessa forma, podemos dizer que o Grupo Intervenção teve um aumento significativo em relação ao processo de alfabetização. Assim, acreditamos que a Educação Física estará suprindo as necessidades das crianças, bem como, estará favorecendo a aprendizagem de forma lúdica e eficaz, tornando os conteúdos escolares mais dinâmicos e prazerosos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Educação física |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brincadeiras |
pt_BR |
dc.title |
A importância do lúdico na alfabetização das crianças |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of ludic in literacy in children |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |