Centro Universitário UNIFAFIBE

A importância do lúdico na alfabetização das crianças

Show simple item record

dc.contributor.advisor METZNER, Andreia Cristina
dc.contributor.author SOARES, Gláucia Cabral de Araújo
dc.date.accessioned 2019-02-04T22:30:02Z
dc.date.available 2019-02-04T22:30:02Z
dc.date.issued 2016-12
dc.identifier.issn 2317-0603
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/254
dc.description Artigo cientifico apresentado ao curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract Os jogos e as brincadeiras são a essência da criança, e utilizá-los como ferramentas no cotidiano escolar possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento infantil. Assim, a presente pesquisa teve como objetivos verificar os níveis de alfabetização que as crianças se encontram; elaborar e ministrar atividades lúdicas de alfabetização e; averiguar a influência das atividades no aprendizado dos alunos. Participaram do estudo 19 do período da manhã e 20 alunos do período da tarde. O instrumento metodológico utilizado foi a aplicação de uma avaliação realizada em dois momentos distintos, pré e pós-intervenção, para identificar os níveis de alfabetização que os alunos se encontram, e a elaboração e aplicação de 16 aulas de Educação Física. Os resultados mostram que 13 alunos do grupo intervenção e 06 alunos do grupo controle atingiram o nível alfabético. Dessa forma, podemos dizer que o Grupo Intervenção teve um aumento significativo em relação ao processo de alfabetização. Assim, acreditamos que a Educação Física estará suprindo as necessidades das crianças, bem como, estará favorecendo a aprendizagem de forma lúdica e eficaz, tornando os conteúdos escolares mais dinâmicos e prazerosos. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Educação física pt_BR
dc.subject Jogos e brincadeiras pt_BR
dc.title A importância do lúdico na alfabetização das crianças pt_BR
dc.title.alternative The importance of ludic in literacy in children pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account