Abstract:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Física organizam os conteúdos para o Ensino Fundamental em três blocos, são eles: esportes, jogos, lutas e ginásticas; atividades rítmicas e expressivas; e conhecimento sobre o corpo. O objetivo desse estudo foi verificar a opinião dos professores de Educação Física que atuam no Ensino Fundamental I sobre o conteúdo atividades rítmicas e expressivas em suas aulas. Os instrumentos metodológicos utilizados foram uma entrevista semiestruturada com a Secretária de Educação do município, dois questionários aplicados aos professores sendo um pré e outro pós-intervenção e elaboração de oficinas para os professores de Educação Física envolvendo as atividades rítmicas e expressiva. Os resultados mostram que a rede municipal não possui um currículo para a área de Educação Física. Em relação aos professores, a maioria conhece a sua importância, porém não ministram esses conteúdos devido a insegurança e falta de conhecimento. Concluímos que com maiores investimentos em formações continuadas e em infraestruturas seja possível motivar os professores e dar segurança para que os mesmos possam inserir em suas aulas esses e outros conteúdos diversificados.