Abstract:
A Metodologia de Análise e Soluções de Problemas (MASP) pode ser aplicada tanto durante o estado de rotina de um processo, quanto no estágio de melhoria do processo. Sabendo-se que o método de solução de problemas é uma maneira científica e efetiva de otimizar processos é necessário a utilização das ferramentas da qualidade para que este seja aplicado. Junto a metodologia de gestão por processos que no presente trabalho vem nos ajudar na otimização do trabalho diário, criando rotina, evitando desperdícios de tempo a fim de melhorar as atividades para com os acolhidos dessa instituição.O trabalho foi conduzido no período dos anos de 2017 e 2018, os dados coletados através de reuniões semanais e com os gestores da instituição, seguido de debate somente entre os pesquisadores para discutir sobre o encontro do dia e elaboração das propostas de gestão a serem implantadas no local. Assim, a elaboração e implantação de um sistema de gestão adequado para a instituição foi efetuada seguindo as oito fases do MASP. O desenvolvimento das ações especificadas resultou em novo dimensionamento do numero de funcionários na instituição, passando de 43 para 20, bem como a descrição de Cargos e Salários para todos os níveis da estrutura organizacional. Tal medida foi a principal causa da redução do déficit no fluxo de caixa, positivado o mesmo a partir de então. Os resultados obtidos no presente trabalho confirmam a eficiência do MASP para as organizações que estruturam sua gestão para as ações corretivas e preventivas, de forma a detectar os problemas e propor ações com o foco na melhoria continua.