Abstract:
Este artigo tem como principal objetivo fazer uma avaliação sobre a aplicação da ergonomia nos postos de trabalho de operadores de telemarketing em uma distribuidora de fármacos localizada em Bebedouro, SP, retratando o começo da história do call center onde não tinha existência de quase nenhuma adaptação ergonômica no ambiente de trabalho do atendente. E também expor um pouco de como surgiu a ergonomia, o que é e sua finalidade, adaptando a máquina ao homem e não o contrário disso. Com relação a má postura derivada de uma estação de trabalho não ergonômica, há a indicação dos riscos para a saúde e desconforto que o operador pode vir a sofrer com o tempo em sua jornada de trabalho. Para efetuar a investigação das condições ideais de trabalho, integrou-se ao estudo da postura do operador, três atendentes de telemarketing, fazendo uso de dados fotográficos, registrado no local de trabalho de cada funcionário participante da pesquisa. Com o intuito de analisar a postura do trabalhador, fez uso do método OWAS (Ovako Working Posture Analysing System) contido no software ergolândia 6.0, com a finalidade de explorar os danos causados quando as condições de trabalho são inapropriadas e a identificação se é necessária a adaptação ergonômica na estação de trabalho do operador de telemarketing, com base no resultado do software ergolândia 6.0, deu-se a categoria de ação 2, sendo necessário fazer modificação ergonômica nos respectivos postos de trabalho de cada operador para não haver riscos a longo prazo a saúde dos mesmos. Conclui-se, assim, que o resultado final deste trabalho, atendeu ao objetivo proposto inicialmente.