Centro Universitário UNIFAFIBE

Análise das posturas de trabalho aplicada no call center de uma distribuidora de fármacos

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dc.contributor.advisor HERCULANI, Rhadler
dc.contributor.author SILVA, Érica Cristina De Almeida
dc.contributor.author COSTA, Jaqueline Sanches Pires Da
dc.date.accessioned 2019-02-07T17:12:02Z
dc.date.available 2019-02-07T17:12:02Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/277
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como principal objetivo fazer uma avaliação sobre a aplicação da ergonomia nos postos de trabalho de operadores de telemarketing em uma distribuidora de fármacos localizada em Bebedouro, SP, retratando o começo da história do call center onde não tinha existência de quase nenhuma adaptação ergonômica no ambiente de trabalho do atendente. E também expor um pouco de como surgiu a ergonomia, o que é e sua finalidade, adaptando a máquina ao homem e não o contrário disso. Com relação a má postura derivada de uma estação de trabalho não ergonômica, há a indicação dos riscos para a saúde e desconforto que o operador pode vir a sofrer com o tempo em sua jornada de trabalho. Para efetuar a investigação das condições ideais de trabalho, integrou-se ao estudo da postura do operador, três atendentes de telemarketing, fazendo uso de dados fotográficos, registrado no local de trabalho de cada funcionário participante da pesquisa. Com o intuito de analisar a postura do trabalhador, fez uso do método OWAS (Ovako Working Posture Analysing System) contido no software ergolândia 6.0, com a finalidade de explorar os danos causados quando as condições de trabalho são inapropriadas e a identificação se é necessária a adaptação ergonômica na estação de trabalho do operador de telemarketing, com base no resultado do software ergolândia 6.0, deu-se a categoria de ação 2, sendo necessário fazer modificação ergonômica nos respectivos postos de trabalho de cada operador para não haver riscos a longo prazo a saúde dos mesmos. Conclui-se, assim, que o resultado final deste trabalho, atendeu ao objetivo proposto inicialmente. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Ergonomia pt_BR
dc.subject Postura pt_BR
dc.subject OWAS pt_BR
dc.title Análise das posturas de trabalho aplicada no call center de uma distribuidora de fármacos pt_BR
dc.title.alternative Analysis of work postures applied to the call center of a pharmacos distribuidor pt_BR
dc.type Article pt_BR


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