dc.description.abstract |
A ergonomia, quando aplicada de maneira correta contribui para a diminuição do cansaço e tornam eficientes as atividades produtivas, garantindo qualidade de vida, saúde e bem estar do colaborador dentro de uma organização. Percebe-se a necessidade de aplicar um acompanhamento ergonômico para os operadores de um setor de telemarketing de um hospital, onde é necessário uma identificação profunda dos problemas enfrentados por eles. O telemarketing vem se expandindo e tornando-se um dos maiores empregadores do país, e exige uma determinada atenção. As doenças ocupacionais ligadas às condições de trabalho são repetitivas e desgastantes. Foi realizada uma pesquisa com 20 operadores do setor, para observar os problemas enfrentados no dia a dia, e foram encontrados desde dores no ouvido, onde 5% apresentaram, coluna 5% também sentem incômodos, e até estresse, sendo o maior problema do observado com 45%. Foi possível observar também que 45% dos operadores questionam incômodos relacionados a cadeira de trabalho. Desta forma, foram propostas melhorias através de adaptação das cadeiras para amenizar estes efeitos, fiscalização para uso correto dos aparelhos de headset, e redução de horas extras, para que assim, possa melhorar a qualidade de vida destes funcionários, e evitar problemas futuros para empresa. |
pt_BR |