Centro Universitário UNIFAFIBE

Estudo de melhorias ergonômicas no setor de telemarketing de um hospital

Show simple item record

dc.contributor.advisor HERCULANI, Rhadler
dc.contributor.author ALVARES, Jéssica Martins
dc.date.accessioned 2019-02-07T18:24:43Z
dc.date.available 2019-02-07T18:24:43Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/282
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract A ergonomia, quando aplicada de maneira correta contribui para a diminuição do cansaço e tornam eficientes as atividades produtivas, garantindo qualidade de vida, saúde e bem estar do colaborador dentro de uma organização. Percebe-se a necessidade de aplicar um acompanhamento ergonômico para os operadores de um setor de telemarketing de um hospital, onde é necessário uma identificação profunda dos problemas enfrentados por eles. O telemarketing vem se expandindo e tornando-se um dos maiores empregadores do país, e exige uma determinada atenção. As doenças ocupacionais ligadas às condições de trabalho são repetitivas e desgastantes. Foi realizada uma pesquisa com 20 operadores do setor, para observar os problemas enfrentados no dia a dia, e foram encontrados desde dores no ouvido, onde 5% apresentaram, coluna 5% também sentem incômodos, e até estresse, sendo o maior problema do observado com 45%. Foi possível observar também que 45% dos operadores questionam incômodos relacionados a cadeira de trabalho. Desta forma, foram propostas melhorias através de adaptação das cadeiras para amenizar estes efeitos, fiscalização para uso correto dos aparelhos de headset, e redução de horas extras, para que assim, possa melhorar a qualidade de vida destes funcionários, e evitar problemas futuros para empresa. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Ergonomia pt_BR
dc.subject Telemarketing pt_BR
dc.subject Qualidade de vida pt_BR
dc.title Estudo de melhorias ergonômicas no setor de telemarketing de um hospital pt_BR
dc.title.alternative Hospital telemarketing sectors: an ergonomic improvements study pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account