Abstract:
Esse estudo objetivou verificar e analisar os motivos que levam os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a não participarem das aulas de Educação Física. O presente estudo é de natureza qualitativa e do tipo pesquisa de campo. Participaram do estudo 30 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II de uma escola localizada no município de Colômbia/SP. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário composto por cinco questões, sendo quatro fechadas e uma aberta. Os resultados mostram que 50% dos alunos participam com frequência das aulas de Educação Física, 17% participam às vezes e 33% nunca participam das aulas. O principal motivo que torna as aulas de Educação Física desmotivantes é a falta de conteúdos diversificados que os professores deixam de propor em suas aulas, tornando-as repetitivas e monótonas. Acreditamos que a disciplina pode ser trabalhada de diversas maneiras, cabendo aos professores procurarem estratégias para motivarem os alunos visando melhor atender as suas necessidades e promovendo a inclusão de todos.