dc.description.abstract |
Este estudo objetivou analisar e destacar, por meio de uma revisão bibliográfica, a importância das atividades recreativas nas aulas de Educação Física para o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo de alunos do 1º ciclo do Ensino Fundamental, de 6 a 8 anos. A pesquisa foi realizada em materiais bibliográficos especializados (livros, artigos, monografias) impressos e em bases de dados eletrônicos por meio das palavras chaves: recreação, brincar, brincadeiras, jogos infantis, Educação Física, Educação Infantil, 1º ciclo do Ensino Fundamental. Diante da leitura realizada, pode-se indicar que, proporcionar atividades lúdicas e de recreação, durante as aulas de Educação Física, já não representa apenas uma opção pedagógica, mas sim uma necessidade para propiciar aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança. A recreação propicia a interação do ser no meio social, melhora a relação interpessoal e afetiva, aumenta a capacidade intelectual e cognitiva, promove o desenvolvimento motor, proporciona a formação da cidadania e a busca da autonomia do aluno. Constrói um desenvolvimento pleno e integral. |
pt_BR |