dc.description.abstract |
O presente estudo teve como objetivo refletir sobre as práticas esportivas desenvolvidas no ambiente escolar, fazendo uma análise crítica de sua abordagem tecnicista e de rendimento e, ainda, apresentar outras perspectivas pedagógicas para a rotina profissional do professor de Educação Física. Este estudo é uma pesquisa bibliográfica com base em artigos científicos mais recentes de bibliotecas eletrônicas, nos periódicos da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Revista Brasileira de Ciência do Esporte e Revista da Educação Física/UEM. Foram utilizados também livros disponíveis na biblioteca do Centro Universitário UNIFAFIBE. O estudo aborda o histórico do esporte e o seu percurso durante os anos até ser introduzido no âmbito escolar. O esporte é identificado atualmente como um fenômeno social mundial, desta forma o esporte está presente na vida das pessoas mesmo que elas não o percebam como tal. O esporte está presente na escola como um dos conteúdos mais importantes da educação física e como uma atividade extracurricular, desempenhando um papel fundamental na vida das crianças e dos jovens. Portanto conclui-se que historicamente o esporte adentrou na escola com os seus objetivos voltados na iniciação esportiva e com o passar dos anos esse modelo foi ressignificado, passando a integrar inúmeras reformas educacionais e, mais recentemente, voltou-se para a cultura corporal e psicomotora dos alunos. |
pt_BR |