dc.description.abstract |
A dinâmica de mercado exige das empresas cada vez mais eficiência na realização de suas atividades. Percebe-se que o sucesso organizacional está diretamente relacionado ao recurso humano que a empresa possui. Desta forma, o cenário competitivo da atual conjuntura econômica exige cada vez mais profissionais capacitados, dificultando a inserção do mesmo. Destaca-se, desta forma, a importância das instituições de ensino para com o processo de aprendizagem e inserção do indivíduo junto ao mercado de trabalho. O objetivo geral do estudo foi verificar os principais entraves no processo de capacitação e alocação do individuo com necessidades especiais para com o contexto profissional do mercado de trabalho, relacionando ponto de vista de coordenador e docentes de uma instituição de ensino. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo e exploratório, mediante um estudo de campo, cuja coleta de dados ocorreu mediante aplicação de questionários semiestruturados. Dentre os principais resultados, segundo o coordenador e docentes, as principais dificuldade no ensino e aprendizagem começa com a falta de entendimento no convívio familiar, em seguida o despreparo da Rede Estadual de receber os alunos com necessidade especiais. Concluiu-se que o despreparo de alguns docentes, a acessibilidade e a falta de preparo de algumas escolas para acolher esses alunos através da pedagogia do ensinamento, bem como a falta de apoio familiar, representam os principais obstáculos para a capacitação do indivíduo. Já para o contexto de alocação da pessoa com necessidades especiais para o mercado, uma das estratégias para facilitar o processo é preparar o empresário para receber esse
funcionário, não apenas para cumprir a lei da cotas, mas para compreender e mostrar a sociedade o seu devido valor de ser humano capaz e produtivo. |
pt_BR |