Abstract:
Ler é um exercício iniciado na escola que se estende por toda a vida. Essa leitura é que faz com que o homem participe de maneira mais crítica da sociedade. O objetivo desse trabalho é analisar o processo de formação do leitor frente à era digital. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória, de natureza qualitativa. Uma constatação existente é que sociedade vivencia um período tecnológico, em que os conhecimentos e as informações chegam até as pessoas rapidamente através da internet. Diante disso, verificou-se que as crianças nascidas nessa geração tem um contato constante com essas tecnologias. Dessa forma, os suportes digitais devem fazer parte de sua formação leitora, uma vez que precisam se preparar para participar efetivamente do mundo digital, tendo consciência do que buscam e atribuindo criticidade àquilo que leem. Com o surgimento desses novos suportes de leitura e escrita tornou-se necessário um novo tipo de letramento, o chamado letramento digital. Por meio dos dados obtidos constatou-se que o professor e a escola precisam ser agentes multiplicadores do letramento digital, adotando uma prática que utilize os meios digitais para proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos, a fim de adquirir as competências necessárias para fazer o uso efetivo da tecnologia e da internet.