Centro Universitário UNIFAFIBE

Ações educativas nos museus de Bebedouro-SP

Show simple item record

dc.contributor.advisor TONIOSSO, José Pedro
dc.contributor.author CAMILO, Marcela Bruschini
dc.date.accessioned 2019-02-25T18:32:33Z
dc.date.available 2019-02-25T18:32:33Z
dc.date.issued 2016-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/345
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract Apresente pesquisa objetivou identificar e analisar as possibilidades de ações educativas nos três espaços museológicos existentes em Bebedouro, SP. O estudo se desenvolveu por meio de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo com aplicação de questionário com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município. A revisão bibliográfica permitiu perceber que os museus estão mudando, promovendo uma maior interação com o público, o que viabiliza a produção de saberes. No entanto, percebeuse por meio da pesquisa de campo, que tais espaços não são utilizados em toda sua potencialidade, pois embora a maioria dos colaboradores da pesquisa tenha afirmado que visitou ao menos uma vez algum dos museus existentes na cidade, muitos revelaram que a visita não ocorreu por meio da escola e, ainda, quando a visita foi por iniciativa da escola, nem sempre ocorreram ações preparatórias ou mesmo de continuidade à visita. Desta forma, o conceito de museu como sendo espaço propício à reflexão, questionamentos e construção do conhecimento, leva-nos a concluir que em Bebedouro as instituições museológicas podem ter uma participação mais ativa no processo de ensino e, desta forma, contribuir com a sociedade em geral e, em especial, no desenvolvimento social do aluno. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Museus pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Bebedouro pt_BR
dc.title Ações educativas nos museus de Bebedouro-SP pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account