dc.description.abstract |
Apresente pesquisa objetivou identificar e analisar as possibilidades de ações
educativas nos três espaços museológicos existentes em Bebedouro, SP. O estudo se
desenvolveu por meio de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo com aplicação de
questionário com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município. A
revisão bibliográfica permitiu perceber que os museus estão mudando, promovendo uma
maior interação com o público, o que viabiliza a produção de saberes. No entanto, percebeuse
por meio da pesquisa de campo, que tais espaços não são utilizados em toda sua
potencialidade, pois embora a maioria dos colaboradores da pesquisa tenha afirmado que
visitou ao menos uma vez algum dos museus existentes na cidade, muitos revelaram que a
visita não ocorreu por meio da escola e, ainda, quando a visita foi por iniciativa da escola,
nem sempre ocorreram ações preparatórias ou mesmo de continuidade à visita. Desta forma, o conceito de museu como sendo espaço propício à reflexão, questionamentos e construção
do conhecimento, leva-nos a concluir que em Bebedouro as instituições museológicas podem
ter uma participação mais ativa no processo de ensino e, desta forma, contribuir com a
sociedade em geral e, em especial, no desenvolvimento social do aluno. |
pt_BR |