Abstract:
A atual conjuntura de competição do mercado faz com que as empresas tenham que cada vez mais focarem em estratégias empresariais fundamentadas; entre elas, no retorno do investimento. O objetivo do estudo é verificar, pela utilização de métodos financeiros, os impactos do investimento em estratégias comerciais do período de realização da Black Friday de uma pequena empresa. Realiza-se uma comparação com períodos de vendas em que não se utilizaram estratégias comerciais. Para tanto, o estudo faz uso de uma metodologia qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório, por meio de um estudo de campo. A coleta de dados se dá por questionário semiestruturado em uma pequena empresa atuante no ramo varejista de vestuário. Dentre os principais resultados, destaca-se a nova percepção de ganho líquido em relação às vendas da empresa. Antes da aplicação do método, tinha-se a percepção de um lucro líquido maior, devido principalmente a gastos não considerados, bem como à não análise e consideração do valor do dinheiro no tempo. Conclui-se que o principal impacto gerado pela utilização de ferramentas para a análise de investimento é a mudança da percepção de ganho que a empresária possui, contribuindo, neste caso, com o planejamento estratégico comercial.