dc.description.abstract |
Introdução: a publicidade surgiu na Inglaterra no século XV e com o passar dos anos foi se tornando algo inevitável no cotidiano.
Diariamente somos bombardeados por propaganda de diversos produtos, mas principalmente pelos produtos alimentícios. As
propagandas voltadas ao público infantil geram controvérsia, pois são apresentadas de tal forma a influenciar a criança a querer o
produto e, muitas vezes esses produtos têm como base da sua composição basicamente açúcar e gorduras, ocasionando assim em
futuras doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) caso seu consumo não seja controlado. Objetivo: avaliar diversas
propagandas voltadas ao público infantil que foram relatadas em três diferentes estudos e verificar se as mesmas se encontram em
conformidade com o que é preconizado perante a lei. Resultados: encontraram-se irregularidades em todas as propagandas
voltadas ao público infantil, onde as mesmas abusavam de cores, personagens, desenhos animados, frases encantadoras, entre
outros para poder cativar seu público alvo. Conclusão: observou-se que para que isso não ocorra deve haver fiscalização quanto
às leis que são aplicadas e principalmente uma fiscalização dos pais a respeito do que seus filhos assistem na televisão. |
pt_BR |