dc.description.abstract |
O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito da prática de natação no desenvolvimento motor de crianças na faixa etária de 5 a 7 anos, sobre a motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal em crianças praticantes de natação e crianças sedentárias. Participaram dessa pesquisa 24 crianças de ambos os sexos e seus respectivos responsáveis. As crianças foram divididas em dois grupos: um grupo com frequência de no mínimo 6 meses em academia de natação e frequência semanal de 2 dias e um grupo controle composto por crianças não praticantes de nenhum tipo de atividade física sistematizada, ambos os grupos foram submetidos a bateria psicomotora de Rosa Neto. Foram analisadas as variáveis, lateralidade, motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização temporal e estrutura temporal. Pode-se observar uma melhora satisfatória, entretanto houve melhora significativa em apenas duas variáveis, sendo elas, motricidade global (t= 2.193; p=0,04), e, organização temporal (t= 2.429; p=0,024). |
pt_BR |