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Atualmente percebe-se que a auditoria interna é de grande importância para com o contexto de uma média ou ampla organização, proporcionando visão à administração de como o controle interno está sendo realmente realizado, buscando bloquear o surgimento de fraudes e erros. O presente trabalho buscou como verificar os principais aspectos que contribuem para o aparecimento de fraudes, os principais tipos destas, bem como as principais ações que uma empresa do ramo Concessionária de Rodovias desenvolve para evitá-las. Utilizou-se metodologia qualitativa, com abordagem descritiva, mediante um estudo de campo, sendo utilizado na coleta de dados um questionário semiestruturado. Dentre os resultados, verificou-se que o principal fator que contribui para o aparecimento de fraude nesse ramo, é a dificuldade de desenvolvimento da atividade de auditoria na parte de controle operacional, devido o grande número de usuários (clientes) da rodovia. Concluiu-se que os principais fatores relacionados ao aparecimento de fraudes ocorrem na folha de controle de arrecadação, possibilitando a chance de desvios, uma vez que a arrecadação do pedágio, na maior parte das transações. Por fim, existe também a chance de ocorrência de fraudes relacionadas às atividades de ampliação e manutenção, uma vez que tal atividade representa grande saída de dinheiro. |
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