dc.description.abstract |
Diante de um cenário econômico extremamente competitivo, o planejamento estratégico, alinhado ao retorno do capital investido, passa a ser de grande importância para o sucesso empresarial. O objetivo geral do estudo foi analisar, segundo o ponto de vista estratégico, como o custo de capital, atrelado as práticas de gestão, afeta a percepção de ganho do empresário prestador de serviços e/ou varejista. A metodologia utilizada compreende a abordagem qualitativa e quantitativa mediante um estudo de campo, sendo a coleta de dados realizada através da utilização de um formulário semiestruturado direcionado a duas empresas - objetos deste estudo - localizadas na região de Bebedouro-SP. Dentre os principais resultados, identificou-se que o processo do custo ponderado de capital era desconhecido ou pouco utilizado em ambas as organizações. Porém, o interesse mútuo de aplicá-lo de maneira constante a partir desta análise foi positivo, uma vez que sem esta informação a percepção de ganho dos empresários era limitada. Neste sentido, a aplicação do método de custo de capital em ambas as empresas do setor terciário, faz-se necessário para demonstrar o real lucro e, consequentemente, os benefícios para os gestores e suas organizações ao ser utilizado. |
pt_BR |