Abstract:
O objetivo do estudo foi verificar a diferença entre o nível de atividade física na infância e o nível de atividade física atual de estudantes universitários do Curso de Educação Física e de Sistemas de Informação e se a prática de jogos, brincadeiras e esportes durante a infância têm influencia nas habilidades físicas específicas e no nível de atividade física desses alunos. Participaram deste estudo 20 indivíduos (18-35 anos), estudantes universitários dos cursos de Sistemas de Informação (SI) e Educação Física (EF). Os instrumentos de pesquisa foram um Questionário recordativo, um Teste de Habilidades Específicas e o Questionário Internacional de Atividade Física-IPAQ versão curta. O grupo da EF apresentou nível de atividade física na infância significativamente maior que o grupo do SI (z=-3,326; p=0,001). Além disso, os alunos do SI passavam maior tempo em atividades sedentárias na infância (z=-2,268; p=0,023). O nível de atividade física na infância influenciou em 20% o nível de atividade física atual e em 30% na habilidade de quicar a bola. Pode-se concluir com este estudo que a atividade física na infância influencia significativamente o hábito ativo na idade adulta e habilidades físicas específicas, como quicar a bola.