Abstract:
O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de três diferentes metodologias de ensino da natação, na psicomotricidade e no aprendizado das habilidades motoras em meio aquático em crianças de 4 a 7 anos. Participaram do estudo 18 crianças (4 a 7 anos), distribuídas em 3 grupos: Grupo técnico-(GT), Grupo técnico psicomotor-(GTP) e Grupo lúdico psicomotor-(GLP). Para a coleta de dados foram utilizados: Bateria de avaliação psicomotora de Rosa Neto e um Protocolo de avaliação de habilidades aquáticas. Inicialmente todos os participantes foram avaliados em relação às habilidades psicomotoras e as habilidades motoras em meio aquático. Em seguida iniciou-se a intervenção específica de cada grupo. Ao todo foram 16 semanas de intervenção, com 2 sessões semanais de 45 minutos cada. Todos os grupos melhoraram significativamente os aspectos psicomotores e as habilidades motoras em meio aquático. Antes da intervenção 100% dos participantes apresentou idade motora inferior a idade cronológica. Entretanto, após a intervenção 100% do GLP passou a apresentar idade motora superior à idade cronológica, enquanto no GTP 50% permaneceram com idade inferior e 50% passaram para idade superior e no GT 100% ainda se mantiveram com a idade motora inferior à cronológica. Pode-se concluir que as três metodologias aplicadas foram eficientes em melhorar a psicomotricidade e as habilidades aquáticas das crianças.