Centro Universitário UNIFAFIBE

O efeito de diferentes metodologias de ensino da natação na psicomotricidade e na aprendizagem motora em crianças de 4 a 7 anos

Show simple item record

dc.contributor.advisor TEIXEIRA-ARROYO, Claudia
dc.contributor.author FACCIO, Giovana Maria Campanelli
dc.date.accessioned 2019-06-22T13:46:00Z
dc.date.available 2019-06-22T13:46:00Z
dc.date.issued 2013-12
dc.identifier.issn 2317-0603
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/387
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de três diferentes metodologias de ensino da natação, na psicomotricidade e no aprendizado das habilidades motoras em meio aquático em crianças de 4 a 7 anos. Participaram do estudo 18 crianças (4 a 7 anos), distribuídas em 3 grupos: Grupo técnico-(GT), Grupo técnico psicomotor-(GTP) e Grupo lúdico psicomotor-(GLP). Para a coleta de dados foram utilizados: Bateria de avaliação psicomotora de Rosa Neto e um Protocolo de avaliação de habilidades aquáticas. Inicialmente todos os participantes foram avaliados em relação às habilidades psicomotoras e as habilidades motoras em meio aquático. Em seguida iniciou-se a intervenção específica de cada grupo. Ao todo foram 16 semanas de intervenção, com 2 sessões semanais de 45 minutos cada. Todos os grupos melhoraram significativamente os aspectos psicomotores e as habilidades motoras em meio aquático. Antes da intervenção 100% dos participantes apresentou idade motora inferior a idade cronológica. Entretanto, após a intervenção 100% do GLP passou a apresentar idade motora superior à idade cronológica, enquanto no GTP 50% permaneceram com idade inferior e 50% passaram para idade superior e no GT 100% ainda se mantiveram com a idade motora inferior à cronológica. Pode-se concluir que as três metodologias aplicadas foram eficientes em melhorar a psicomotricidade e as habilidades aquáticas das crianças. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Aprendizagem motora pt_BR
dc.subject Psicomotricidade pt_BR
dc.subject Natação lúdica pt_BR
dc.title O efeito de diferentes metodologias de ensino da natação na psicomotricidade e na aprendizagem motora em crianças de 4 a 7 anos pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account