dc.contributor.advisor |
TEIXEIRA-ARROYO, Claudia |
|
dc.contributor.author |
FACCIO, Giovana Maria Campanelli |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-22T13:46:00Z |
|
dc.date.available |
2019-06-22T13:46:00Z |
|
dc.date.issued |
2013-12 |
|
dc.identifier.issn |
2317-0603 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/387 |
|
dc.description |
Artigo científico apresentado ao curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de três diferentes metodologias de ensino da natação, na psicomotricidade e no aprendizado das habilidades motoras em meio aquático em crianças de 4 a 7 anos. Participaram do estudo 18 crianças (4 a 7 anos), distribuídas em 3 grupos: Grupo técnico-(GT), Grupo técnico psicomotor-(GTP) e Grupo lúdico psicomotor-(GLP). Para a coleta de dados foram utilizados: Bateria de avaliação psicomotora de Rosa Neto e um Protocolo de avaliação de habilidades aquáticas. Inicialmente todos os participantes foram avaliados em relação às habilidades psicomotoras e as habilidades motoras em meio aquático. Em seguida iniciou-se a intervenção específica de cada grupo. Ao todo foram 16 semanas de intervenção, com 2 sessões semanais de 45 minutos cada. Todos os grupos melhoraram significativamente os aspectos psicomotores e as habilidades motoras em meio aquático. Antes da intervenção 100% dos participantes apresentou idade motora inferior a idade cronológica. Entretanto, após a intervenção 100% do GLP passou a apresentar idade motora superior à idade cronológica, enquanto no GTP 50% permaneceram com idade inferior e 50% passaram para idade superior e no GT 100% ainda se mantiveram com a idade motora inferior à cronológica. Pode-se concluir que as três metodologias aplicadas foram eficientes em melhorar a psicomotricidade e as habilidades aquáticas das crianças. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem motora |
pt_BR |
dc.subject |
Psicomotricidade |
pt_BR |
dc.subject |
Natação lúdica |
pt_BR |
dc.title |
O efeito de diferentes metodologias de ensino da natação na psicomotricidade e na aprendizagem motora em crianças de 4 a 7 anos |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |