Abstract:
As empresas socialmente responsáveis tendem a se destacar pelo seu padrão de comportamento, demonstrando comprometimento para com seus clientes por meio de ações sustentáveis. O objetivo principal do trabalho foi verificar quais os impactos de relatórios de sustentabilidade de caráter socioambiental, na decisão de compra do consumidor final para com empresas atuantes no segmento de cosméticos. O presente estudo fez uso do método qualitativo e quantitativo, de caráter descritivo, mediante um estudo de campo. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, sendo direcionado para o público consumidor de cosméticos de um Centro Universitário localizado na região de Bebedouro/SP. Dentre os resultados, fica evidente que o fator socioambiental é de grande importância para a população. Porém, muitas pessoas na decisão final de compra acabam optando por empresas que tenham preços acessíveis e melhor qualidade. Concluiu-se que, para com os clientes de ambas as empresas abordadas, as pessoas relatam que comprariam mais produtos de empresas que desenvolvem ações socioambientais, havendo certa contradição de respostas, uma vez que estes alegam que os principais fatores que levam à escolha da marca é a relação custo/benefício entre preço e qualidade.