Abstract:
A motivação dos indivíduos consiste em satisfazer suas necessidades, as quais vão desde as primárias (fisiológicas) até as mais complexas (autorrealização). O objetivo é identificar as estratégias de motivação empregadas por uma empresa do setor alimentício do Estado de São Paulo para motivar, constantemente, o desempenho de seus colaboradores. O método empregado foi uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa quantitativa aplicada a uma amostra de 18 funcionários da referida empresa de forma a verificar quais as estratégias de motivação foram utilizadas para motivar seus funcionários. Os resultados mostraram que a empresa, através de seus líderes, motiva seus funcionários por meio de um diálogo aberto e claro com os mesmos, por meio de um estímulo na realização das tarefas, desenvolvendo a cooperação entre todos, mobilizando-se para solucionar os problemas internos, e levando-os a se comprometerem com os objetivos e compromissos da empresa. Conclui-se que essas estratégias de motivação estão dando certo na empresa, pois observou-se que a maioria de seus funcionários se sentem motivados no trabalho.