Abstract:
O objetivo central da presente pesquisa é analisar a influência de vlogueiros do segmento de moda (variáveis: estilo de roupa, produtos, volume de compras, compra por impulso, outros) sobre o comportamento de compra de seus inscritos (seguidores) por meio de uma pesquisa qualitativa. Para o desenvolvimento deste estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, na qual 04 consumidoras na faixa etária de 19 a 28 anos de idade e seguidoras de vlogs, foram entrevistadas. Como principais resultados, constatou-se que: (a) as mídias sociais se tornaram uma das ferramentas mais fortes de comunicação, conseguindo transformar canais do Youtube, e vlogueiros extremamente influentes neste meio; (b) de acordo com as entrevistas, os vlogueiros conseguem influenciar, de maneira relevante, os comportamentos de compra em seus inscritos/seguidores, podendo até mudar algumas opiniões e mudança no estilo de vida; (c) através do Youtube, além de muito influente na participação nos padrões de compra, opiniões de alguém famoso podem afetar de uma maneira às vezes positiva ou negativa em comportamentos de acordo com as idades.