Centro Universitário UNIFAFIBE

Aplicação do software arena para estudo do fluxo de atendimento em uma loja comercial de artigos masculinos

Show simple item record

dc.contributor.advisor HERCULANI, Rhadler
dc.contributor.author SIMIÃO, Maísa Francisco Amaro
dc.contributor.author FARIA, Lucimeire M. Beato
dc.contributor.author PULZE, Ricardo Aparecido
dc.date.accessioned 2019-06-25T20:23:50Z
dc.date.available 2019-06-25T20:23:50Z
dc.date.issued 2017-12
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/426
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste estudo foi analisar através da simulação computacional, usando o software ARENA, o sistema de atendimento, caixa e serviços da empresa Loja São Marco, localizada na cidade de Bebedouro SP. Para a execução da simulação, os dados foram colhidos em dias úteis de atendimento normal e os tempos foram cronometrados em minutos para todos os processos de atendimento e serviços da empresa. O propósito maior deste trabalho consiste em identificar eventuais falhas e pontos fracos no processo de atendimento e serviços e sugerir as melhorias necessárias, com um custo-benefício positivo para a empresa. A simulação permitiu a análise dos dados (reais) e apurou-se que o sistema com um único atendente não é o mais adequado aos objetivos da loja e esta situação pode prejudicar todo o fluxo de serviços. Diante disso, concluiu-se que a melhor proposta é a colocação de mais um atendente para otimização do processo. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Simulação pt_BR
dc.subject Confecção pt_BR
dc.title Aplicação do software arena para estudo do fluxo de atendimento em uma loja comercial de artigos masculinos pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account