Centro Universitário UNIFAFIBE

Vigotski: a relação entre afetividade, desenvolvimento e aprendizagem e suas implicações na prática docente

Show simple item record

dc.contributor.advisor TOMÁS, Débora Nogueira
dc.contributor.author EMILIANO, Joyce Monteiro
dc.date.accessioned 2019-06-28T00:44:36Z
dc.date.available 2019-06-28T00:44:36Z
dc.date.issued 2015-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/456
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho analisa o processo ensino-aprendizagem e desenvolvimento a partir do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, tendo como referencial teórico os estudos de Vigotski e a psicologia histórico-cultural. Após constatação da importância do papel mediador do professor no desenvolvimento do educando são apontados aspectos afetivos na relação professor-aluno-objeto. Nesse sentido pretende-se mostrar a relevância desta teoria para o saber docente, norteando a prática do professor e contribuindo para sua formação continuada. Como considerações, pode-se perceber que os pressupostos vigotskianos oferecem ao docente meios de potencializar suas ações e proporcionar aprendizagens significativas, visando o desenvolvimento global do aluno, isto porque o professor tem consciência do seu papel mediador e atua de modo crítico-reflexivo. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Vigotski pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Desenvolvimento e aprendizagem pt_BR
dc.subject Mediação pt_BR
dc.title Vigotski: a relação entre afetividade, desenvolvimento e aprendizagem e suas implicações na prática docente pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account