dc.contributor.advisor |
TOMÁS, Débora Nogueira |
|
dc.contributor.author |
EMILIANO, Joyce Monteiro |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-28T00:44:36Z |
|
dc.date.available |
2019-06-28T00:44:36Z |
|
dc.date.issued |
2015-04 |
|
dc.identifier.issn |
2357-9358 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/456 |
|
dc.description |
Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho analisa o processo ensino-aprendizagem e desenvolvimento a partir do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, tendo como referencial teórico os estudos de Vigotski e a psicologia histórico-cultural. Após constatação da importância do papel mediador do professor no desenvolvimento do educando são apontados aspectos afetivos na relação professor-aluno-objeto. Nesse sentido pretende-se mostrar a relevância desta teoria para o saber docente, norteando a prática do professor e contribuindo para sua formação continuada. Como considerações, pode-se perceber que os pressupostos vigotskianos oferecem ao docente meios de potencializar suas ações e proporcionar aprendizagens significativas, visando o desenvolvimento global do aluno, isto porque o professor tem consciência do seu papel mediador e atua de modo crítico-reflexivo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Vigotski |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação |
pt_BR |
dc.title |
Vigotski: a relação entre afetividade, desenvolvimento e aprendizagem e suas implicações na prática docente |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |