Centro Universitário UNIFAFIBE

O Mobral e a alfabetização de adultos: considerações históricas

Show simple item record

dc.contributor.advisor TONIOSSO, José Pedro
dc.contributor.author BELUZO, Maira Ferreira
dc.date.accessioned 2019-06-28T01:11:47Z
dc.date.available 2019-06-28T01:11:47Z
dc.date.issued 2015-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/464
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental da legislação educacional referente ao processo de criação e a atuação do Mobral durante o período do regime militar, tendo como objetivo principal analisar suas propostas na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Inicialmente, foi realizado um estudo sobre o contexto histórico das décadas de 1950 e 1960, com ênfase nas propostas e métodos educacionais de caráter libertador de Paulo Freire, o golpe militar de 1964 e a concepção de ensino que é então implantada no novo regime. Em seguida, analisamos a criação do Mobral em 1967 e sua proposta educacional e, finalizamos o trabalho com uma abordagem sobre os novos rumos da EJA a partir do processo de redemocratização do Brasil no final da década de 1980, quando ocorre a universalização da educação básica, e para a erradicação do analfabetismo. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Paulo Freire pt_BR
dc.subject Mobral pt_BR
dc.subject Educação tecnicista pt_BR
dc.title O Mobral e a alfabetização de adultos: considerações históricas pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account