Centro Universitário UNIFAFIBE

Reconhecendo as raízes, valorizando a identidade: a cultura africana em sala de aula

Show simple item record

dc.contributor.advisor TONIOSSO, José Pedro
dc.contributor.author SOUZA, Gleyce Lenice de
dc.date.accessioned 2019-06-28T21:49:31Z
dc.date.available 2019-06-28T21:49:31Z
dc.date.issued 2014-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/472
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract A contribuição do negro no processo de formação da sociedade brasileira é inegável, mas nem sempre valorizada, ficando restrita à secular questão da escravidão. Após a abolição tornou-se um cidadão de “segunda classe” e teve que se organizar em movimentos para conquistar seu lugar. Com o tempo, percebeu que a educação seria um meio para superar a desigualdade, mas o ensino elitista dificultava sua presença no espaço escolar. Nas últimas décadas várias leis foram criadas com o objetivo de inserir o afro descendente no sistema educacional, com destaque à Lei nº 10.639/03. Porém, a aplicação da citada lei em sala de aula como instrumento de valorização da cultura afro, terá resultados no momento em que a escola estiver preparada para receber a diversidade. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Cultura africana pt_BR
dc.subject Movimento negro pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Reconhecendo as raízes, valorizando a identidade: a cultura africana em sala de aula pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account