dc.description.abstract |
O presente estudo tem como objetivo investigar o aspecto sócio-educacional da Pedagogia em um ambiente não-formal de educação, como é o caso do ambiente hospitalar, bem como os benefícios da atuação lúdico-pedagógica do profissional de educação inserido nesse contexto. Considera-se como uma maneira de dar continuidade aos estudos e ao desenvolvimento pleno da criança ou do adolescente acometido de enfermidade grave, que estejam impedidos temporariamente de retomar a normalidade de sua vida social, familiar e escolar. O breve resgate de como se deu o percurso histórico da pedagogia social e do hospital, é parte essencial para permitir a compreensão da necessidade do processo de humanização dos hospitais, priorizando assim os fatores sociais e afetivos dos enfermos, que durante muito tempo foram negligenciados. Uma sucinta retomada das leis que vigoram em nosso país é um indicativo que evidencia a importância das classes hospitalares, do atendimento pedagógico domiciliar e da brinquedoteca hospitalar, demonstrando a relevância desses trabalhos pedagógicos para a inclusão social, a melhoria clínica das crianças e adolescentes hospitalizados e a assistência aos familiares dos mesmos. |
pt_BR |