Abstract:
O objetivo desta pesquisa é comparar instituições de ensino da modalidade presencial e a distância para verificar se a qualidade do ensino do curso de ciências contábeis é influenciada pela forma de oferta das IES por meio do exame de desempenho dos estudantes (ENADE) que mensura o rendimento do ensino que é ofertado pelas instituições. O desenvolvimento do trabalho utiliza-se da abordagem quantitativa para comparar dados por meio de amostragem para cálculos estatísticos a partir de um problema de pesquisa com objetivo descritivo. A coleta de dados foi através do procedimento documental de dados disponibilizados pelo INEP. A Análise em 271 IES, sendo 261 ofertadas na forma presencial e 10 na forma EAD quanto a avaliação do desempenho dos triênios de 2009, 2012 e 2015 demonstram que a forma de ensino presencial obtém maiores notas ao serem avaliadas. A oferta na forma EAD não obtiveram nenhuma nota maior que 3, sendo a maior parte tiveram nota 2. No ano de 2015, 17 IES de forma presencial atingiram em a nota máxima em 2015 representados por 605 alunos concluintes. A maior parte dos alunos em todas as edições auferem a nota 3 demonstrando que o ensino está mediano, longe de ser o ideal. Afinal, a instituição de propicia ensino de qualidade habilita seus alunos a alcançarem nota máxima e poucas têm tido êxito neste mérito.