Abstract:
De acordo com a literatura, podemos dizer que o fracasso escolar acontece por um conjunto de fatores que podem exercer grande influência sobre a vida escolar do aluno. Assim, fatores extraescolares, intraescolares, biológicos e psicológicos podem ser os responsáveis pelo insucesso escolar. O presente estudo objetiva identificar por meio de uma pesquisa bibliográfica, os fatores do cotidiano escolar que contribuem para existência do fracasso escolar na educação brasileira. A análise dos resultados permite evidenciar que tanto a escola, como a família precisam levar em conta as características culturais e o desenvolvimento individual dos alunos, principalmente as de classes populares. Além disso, verifica-se que a escola ensina segundo modelos adequados a um aluno ideal, que não é o que se tem, principalmente nos alunos das camadas populares. Conclui-se que os alunos possuem características peculiares, portanto é impossível querer exercer sobre ele uma forma de repressão que o obrigue a seguir moldes e modelos impostos por um ensino que seja igual para todos. Logo, ao querer postular um aluno ideal, nega-se as diferenças e a subjetividade de cada um, o que causa o que chamamos de sintomas de generalização que podem determinar a direção da vida de muitas deles.