dc.description.abstract |
Os contos de fadas são histórias populares para lerem às crianças, cuja história se inicia a partir de um motivo principal e, permite em seu desenvolvimento, transmitir conhecimento e valor cultural. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi o de promover reflexões sobre como as leituras de histórias infantis podem auxiliar na descrição e modificação do comportamento das crianças. A busca para identificar esta relação foi conduzida por meio de uma ampla revisão da literatura, a partir de pesquisa bibliográfica e descritiva. Diante das buscas, observou-se que nas histórias, podem-se encontrar personagens e situações que são parecidas com o dia-a-dia da criança, que podem ser usados para esclarecer e explicar seu mundo. Foi possível ainda, compreender sobre os contos de fadas e suas contribuições para a Psicologia Analítico-Comportamental no contexto psicoterapêutico, tema pouco estudado na ciência. Observou-se, ainda, que além dos contos colaborarem para maior compreensão da criança quanto aos objetivos da terapia e, também, dos sentimentos e relatos apresentados por esta, contribuem para a descrição de contingências e regras culturais. A leitura dos contos, tanto pelo terapeuta quanto pela criança, pode atuar enquanto estratégia para o desenvolvimento de resolução de problemas e expressão de sentimentos da criança. |
pt_BR |