Abstract:
O adoecer traz uma série de perdas, limitações e exposições a estímulos aversivos. Além de precisar lidar com a doença e o tratamento em si, o indivíduo se vê frente a mudanças em sua rotina e estilo de vida. A vivência do câncer infantil gera a necessidade de uma série de adaptações e ajustamentos da criança a novos estímulos. Este artigo visa compreender a importância do instrumento lúdico para o enfrentamento do câncer infantil, pois este recurso é considerado um meio da criança expressar os sentimentos e também é utilizado como meio de comunicação e compreensão dos procedimentos aversivos aos quais as crianças são submetidas durante o período de internação. Deste modo, o artigo tem como objetivo refletir sobre o papel do lúdico dentro do contexto hospitalar relacionado ao câncer pediátrico. Para isto, foram realizadas leituras de material bibliográfico para compreender e refletir sobre o papel deste instrumento no período de internação infantil. Pode-se concluir que o objeto lúdico é considerado um instrumento facilitador e mediador utilizado pelo profissional de Psicologia, tendo a finalidade de auxiliar a criança durante o período de internação. Sendo assim, este recurso visa contribuir para o desenvolvimento infantil e também pode proporcionar à criança bem-estar físico e psíquico durante o período em que estiver hospitalizada.