Abstract:
Na atualidade os problemas de aprendizagem aparecem entre recorrentes dificuldades escolares que acomete diversas crianças. A partir dessa realidade o presente trabalho teve por objetivo compreender os problemas de aprendizagem à luz da teoria psicanalítica. A pesquisa foi baseada na leitura, no estudo e na revisão de publicações no meio eletrônico, bem como em acervo de livros os quais respaldaram a escrita do tema. A teoria psicanalítica entende os problemas de aprendizagem a partir de três perspectivas, todas considerando o problema como um sintoma: tal sintoma originado através da repressão e, portanto, inconsciente por sofrer uma castração do infante durante o desenvolvimento psicossexual; a criança como sintoma de um conjunto de fatores que envolvem seu ambiente familiar - condições afetivas, sociais e econômicas - e o sintoma como um mecanismo de defesa da criança para não entrar em contato com a angústia sentida. Diante dos conteúdos encontrados e do trabalho desenvolvido, acredita-se que a familiarização de educadores, familiares e interessados na temática com a psicanálise e sua forma de compreender os problemas de aprendizagem poderão estender o olhar acerca desse fenômeno que chegam às escolas, clínicas de psicologia e consultórios médicos, evitando que alunos sejam rotulados e medicalizados sem precisão.