dc.contributor.advisor |
CAVALLINI, Ana Carolina |
|
dc.contributor.author |
NASCIMENTO, Thais Rodrigues de Carvalho |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-29T16:00:54Z |
|
dc.date.available |
2019-06-29T16:00:54Z |
|
dc.date.issued |
2017-10 |
|
dc.identifier.issn |
2595-6272 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/494 |
|
dc.description |
Artigo científico apresentado ao curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na atualidade os problemas de aprendizagem aparecem entre recorrentes dificuldades escolares que acomete diversas crianças. A partir dessa realidade o presente trabalho teve por objetivo compreender os problemas de aprendizagem à luz da teoria psicanalítica. A pesquisa foi baseada na leitura, no estudo e na revisão de publicações no meio eletrônico, bem como em acervo de livros os quais respaldaram a escrita do tema. A teoria psicanalítica entende os problemas de aprendizagem a partir de três perspectivas, todas considerando o problema como um sintoma: tal sintoma originado através da repressão e, portanto, inconsciente por sofrer uma castração do infante durante o desenvolvimento psicossexual; a criança como sintoma de um conjunto de fatores que envolvem seu ambiente familiar - condições afetivas, sociais e econômicas - e o sintoma como um mecanismo de defesa da criança para não entrar em contato com a angústia sentida. Diante dos conteúdos encontrados e do trabalho desenvolvido, acredita-se que a familiarização de educadores, familiares e interessados na temática com a psicanálise e sua forma de compreender os problemas de aprendizagem poderão estender o olhar acerca desse fenômeno que chegam às escolas, clínicas de psicologia e consultórios médicos, evitando que alunos sejam rotulados e medicalizados sem precisão. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Problemas de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Psicanálise |
pt_BR |
dc.subject |
Sintoma |
pt_BR |
dc.title |
Os problemas de aprendizagem como um sintoma: um estudo na teoria psicanalítica |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |