Centro Universitário UNIFAFIBE

Os problemas de aprendizagem como um sintoma: um estudo na teoria psicanalítica

Show simple item record

dc.contributor.advisor CAVALLINI, Ana Carolina
dc.contributor.author NASCIMENTO, Thais Rodrigues de Carvalho
dc.date.accessioned 2019-06-29T16:00:54Z
dc.date.available 2019-06-29T16:00:54Z
dc.date.issued 2017-10
dc.identifier.issn 2595-6272
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/494
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract Na atualidade os problemas de aprendizagem aparecem entre recorrentes dificuldades escolares que acomete diversas crianças. A partir dessa realidade o presente trabalho teve por objetivo compreender os problemas de aprendizagem à luz da teoria psicanalítica. A pesquisa foi baseada na leitura, no estudo e na revisão de publicações no meio eletrônico, bem como em acervo de livros os quais respaldaram a escrita do tema. A teoria psicanalítica entende os problemas de aprendizagem a partir de três perspectivas, todas considerando o problema como um sintoma: tal sintoma originado através da repressão e, portanto, inconsciente por sofrer uma castração do infante durante o desenvolvimento psicossexual; a criança como sintoma de um conjunto de fatores que envolvem seu ambiente familiar - condições afetivas, sociais e econômicas - e o sintoma como um mecanismo de defesa da criança para não entrar em contato com a angústia sentida. Diante dos conteúdos encontrados e do trabalho desenvolvido, acredita-se que a familiarização de educadores, familiares e interessados na temática com a psicanálise e sua forma de compreender os problemas de aprendizagem poderão estender o olhar acerca desse fenômeno que chegam às escolas, clínicas de psicologia e consultórios médicos, evitando que alunos sejam rotulados e medicalizados sem precisão. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Problemas de aprendizagem pt_BR
dc.subject Psicanálise pt_BR
dc.subject Sintoma pt_BR
dc.title Os problemas de aprendizagem como um sintoma: um estudo na teoria psicanalítica pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account