Abstract:
A carência de habilidades sociais (HS) na infância e adolescência é compreendida como fator de risco ao desenvolvimento humano, uma vez que a ausência destas pode colaborar ao estabelecimento de comportamentos problemas como o desajuste escolar, depressão, abuso de drogas e, até mesmo, suicídio. Neste sentido, a escola pode ser concebida como espaço de escolarização e educação, o que a torna favorável para processos que aprimorem os relacionamentos interpessoais e intergrupais. O Treino de Habilidades Sociais (THS), portanto, pode contribuir à redução de problemas comportamentais em escolares e impulsionar as interações entre alunos, família e escola. Diante de tais premissas, esse estudo objetivou analisar as habilidades sociais aplicadas ao ambiente educativo e elaborar um programa para o treino de habilidades sociais em escolares no Ensino Fundamental utilizando a metodologia de revisão narrativa da literatura. Por meio dos resultados do estudo, foram observadas as contribuições da promoção de habilidades sociais para os processos de ensino e aprendizagem. Além disso, a sensibilização dos alunos ao processo escolar e o fortalecimento do vínculo entre a tríade protagonista do cenário educativo: alunos, pais e professores. Outro importante aspecto analisado refere-se à necessidade de programas que avaliem os efeitos do THS em crianças, pais e/ou professores diante da saúde mental destes. Ainda que pesquisas estejam sendo realizadas, o campo científico de investigação das habilidades sociais carece de mais estudos teóricos e aplicados.