dc.description.abstract |
A gestão de suprimentos vem ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações. O setor supermercadista está sempre em busca de vantagem competitiva, sendo a gestão de suprimentos uma forte aliada. O principal objetivo do trabalho foi identificar quais as possíveis falhas que podem ocorrer na Gestão de Suprimentos de um supermercado, verificando o impacto das mesmas no serviço contábil da empresa. O presente estudo fez uso do método qualitativo e exploratório, mediante um estudo de campo. A coleta de dados foi executada mediante aplicação de dois questionários semiestruturados, sendo um direcionado ao gestor do supermercado e o outro ao gestor contábil. Dentre os principais resultados, foi possível identificar quais são as principais falhas que ocorrem na gestão de estoque de um supermercado, bem como sua relação (impacto) na contabilidade. Concluiu-se que as principais falhas na gestão de estoque são a falta de conferência do estoque, os prazos de validade, os defeitos dos produtos e a falta de lançamento das mercadorias no sistema da empresa. Já com relação aos impactos das falhas relatadas para com a contabilidade, ficou evidente que as mesmas possuem um forte impacto nas contas referente às demonstrações contábeis, tendo como destaque principal a “conta de estoque”. |
pt_BR |