Abstract:
A elevada competitividade do mercado faz com que as empresas busquem se
destacar por meio do constante estabelecimento e reestruturação de suas estratégias.
Neste contexto destacam-se dois aspectos que exigem atenção: a mão de obra e a
gestão da qualidade. O objetivo geral do estudo foi verificar quais são as principais
estratégias de qualidade adotadas por uma empresa de manufatura e seus impactos
na gestão do capital humano. Utilizou-se metodologia qualitativa e exploratória,
mediante um estudo de campo, cuja coleta de dados ocorreu por meio da aplicação
de questionários semiestruturados. Dentre os principais resultados, verificou-se
oposições em consolidar os novos métodos relacionados à implantação da ISO 9001.
As principais dificuldades para a manutenção dos mesmos refere-se à utilização das
ferramentas, pois a resistência é grande. Como solução foi realizado investimentos
em estratégias, como a aplicação de treinamentos teóricos e práticos enfatizando a
importância de se utilizar as novas ferramentas, buscando garantir a familiarização
dos colaboradores com os novos processos. Portanto, é possível concluir que a
empresa buscou melhorar sua organização através do aprimoramento das práticas de
qualidade, estabelecendo critérios mínimos a serem cumpridos. Mesmo havendo
certa resistência à adaptação, foi possível finalizar a implementação das estratégias
mediante treinamento dos colaboradores.