Centro Universitário UNIFAFIBE

Dimensionamento de superelevação férrea para curvas circulares de acordo com a ABNT NBR 16810:2019

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dc.contributor.advisor AMANCIO, Marcelo Augusto
dc.contributor.author PRIOLI, Breno Rodrigues
dc.contributor.author CARDOSO, Valdir Guilherme
dc.date.accessioned 2021-02-19T21:42:13Z
dc.date.available 2021-02-19T21:42:13Z
dc.date.issued 2020-12
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/536
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Engenharia Civil do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract O planejamento do traçado geométrico de uma linha férrea é de extrema importância para a concepção de um projeto economicamente viável. Um dos pontos mais importantes a ser analisado dentro de um projeto geométrico são as curvas inseridas ao decorrer do trajeto, pois influenciam diretamente, tanto na vida útil do conjunto ferrovia-comboio, quanto no conforto dos passageiro e cargas. Portanto, esse artigo tem como intuito a elaboração de uma planilha de cálculo para a superelevação férrea de acordo com os parâmetros definidos na ABNT NBR 16810:2019. Ao final deste estudo constatou-se que o aumento da velocidade diretriz gera um aumento na superelevação prática, e consequentemente um aumento nos raios das curvas a serem adotadas. Conclui-se também, que apesar da norma instruir o engenheiro quanto ao equacionamento para a superelevação prática, ela não específica os coeficiente de segurança a serem utilizados em cada caso pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Engenharia ferroviária pt_BR
dc.title Dimensionamento de superelevação férrea para curvas circulares de acordo com a ABNT NBR 16810:2019 pt_BR
dc.type Article pt_BR


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