dc.contributor.advisor |
AMANCIO, Marcelo Augusto |
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dc.contributor.author |
PRIOLI, Breno Rodrigues |
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dc.contributor.author |
CARDOSO, Valdir Guilherme |
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dc.date.accessioned |
2021-02-19T21:42:13Z |
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dc.date.available |
2021-02-19T21:42:13Z |
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dc.date.issued |
2020-12 |
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dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/536 |
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dc.description |
Artigo científico apresentado ao curso de Engenharia Civil do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O planejamento do traçado geométrico de uma linha férrea é de extrema importância para a concepção de um projeto economicamente viável. Um dos pontos mais importantes a ser analisado dentro de um projeto geométrico são as curvas inseridas ao decorrer do trajeto, pois influenciam diretamente, tanto na vida útil do conjunto ferrovia-comboio, quanto no conforto dos passageiro e cargas. Portanto, esse artigo tem como intuito a elaboração de uma planilha de cálculo para a superelevação férrea de acordo com os parâmetros definidos na ABNT NBR 16810:2019. Ao final deste estudo constatou-se que o aumento da velocidade diretriz gera um aumento na superelevação prática, e consequentemente um aumento nos raios das curvas a serem adotadas. Conclui-se também, que apesar da norma instruir o engenheiro quanto ao equacionamento para a superelevação prática, ela não específica os coeficiente de segurança a serem utilizados em cada caso |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Engenharia ferroviária |
pt_BR |
dc.title |
Dimensionamento de superelevação férrea para curvas circulares de acordo com a ABNT NBR 16810:2019 |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |