Abstract:
O setor de energia elétrico é de fundamental importância ao desenvolvimento econômico e social e no ano de 2017 apresentou um crescimento de 0,8%, o qual configura-se como o primeiro resultado positivo dos últimos três anos. Devido a esta relevância, o presente trabalho se propôs a realizar uma análise da estrutura de capital das empresas do setor de energia elétrica listadas nos níveis diferenciados de Governança Corporativa da BMF&BOVESPA (N1, N2 e NM) no ano de 2017 para verificar a influência das dívidas nos resultados dessas empresas (retorno sobre os investimentos e retorno sobre o capital próprio) de forma a comparar os resultados com os níveis de Governança Corporativa. Como objetivo geral almejou-se verificar se os retornos para cada nível de Governança Corporativa aumentaram à medida que as dívidas aumentaram, dado que há o benefício fiscal da dívida no pagamento de impostos e que o uso da dívida ajuda a alavancar os resultados e a melhorar o retorno para os acionistas. Como objetivos específicos têm-se a apresentação de conceitos e estudos acerca da estrutura de capital empresarial e de sua relação com os retornos sobre o investimento e sobre o capital próprio, bem como sobre Governança Corporativa e o uso de seus mecanismos para facilitar o acesso ao capital. Para tanto, a metodologia empregada foi um estudo qualitativo
1Graduanda em Ciências Contábeis no Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP. E-mail: fercarreira@live.com
2Graduanda em Ciências Contábeis no Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP. E-mail: roberta_colla@hotmail.com
3Professora Mestre no Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP. E-mail: ju.bergamini@hotmail.com.br
descritivo com procedimentos técnicos bibliográfico e documental com a coleta de dados, em suma, sobre: ativos, estrutura de capital, lucro líquido e níveis de Governança Corporativa para o ano de 2017. Concluiu-se que as empresas com maiores retornos sobre o investimento e sobre o capital próprio empregado concentram-se primeiramente no nível diferenciado N2 e em seguida no Novo Mercado (NM), ambos os níveis tidos como os que mais exigem transparência das informações das empresas e que, portanto, auxiliam na captação de recursos.