Abstract:
O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que teve por objetivo revisar a literatura sobre a atuação do Psicólogo Escolar, destacando a literatura publicada em português nos últimos três anos. Para assim, descrever e refletir as perspectivas, métodos e práticas adotados no recorte temporal. O levantamento bibliográfico foi realizado nas seguintes bases de dados Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde – BVS. Foram selecionados 12 artigos, que foram analisados quanto aos aspectos objetivo, amostra, instrumentos, resultados e conclusões. Os resultados da revisão mostraram que os participantes dos estudos eram crianças, adolescentes, psicólogos e profissionais da saúde. A maioria dos estudos (n=5) tinha como objetivo refletir sobre a Formação de Psicólogos Educacionais, seguidos pelos estudos (n=4) que tinham como objetivo refletir sobre a Atuação do Psicólogo na Escola, dois estudos objetivaram descrever e analisar possibilidade de Inclusão de crianças na escola e um estudo analisou o Projeto Politico Pedagógico. Os resultados realçaram a importância do Psicólogo escolar e suas possíveis intervenções no âmbito escolar. Conclui-se que o papel do psicólogo educacional é de suma importância, considerando que as intervenções de atuação do psicólogo dentro da escola são capazes de assegurar uma visão preventiva, contemplando o atendimento aos alunos, pais e professores. Desta forma, o psicólogo atua como um agente de construção do saber, desenvolvendo reflexões sobre o fazer pedagógico.