dc.contributor.advisor |
METZNER, Andreia Cristina |
|
dc.contributor.author |
BORBA, Adriana Aparecida |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-02T16:48:33Z |
|
dc.date.available |
2021-03-02T16:48:33Z |
|
dc.date.issued |
2020-12 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/572 |
|
dc.description |
Artigo apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo teve como objetivo verificar como as atividades de movimento são desenvolvidas na Educação Infantil por profissionais de Educação Física e por Pedagogos. O método utilizado foi a pesquisa de campo. Participaram do estudo dois professores, sendo um licenciado em Pedagogia e um licenciado em Educação Física. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram um questionário composto por quatro questões e os registros de atividades semanais, referentes ao mês de julho, de cada participante. Os resultados mostraram que as ambas as professoras buscaram diversificar as atividades de movimentos e que elas compreendem que essas atividades contribuem para a formação integral das crianças; que a professora de Educação Física, diferente da Pedagoga, possui uma visão clara dos conteúdos ministrados e de seus objetivos; os materiais didáticos utilizados pela professora de Educação Física são mais diversificados. Conclui-se que a inserção do professor de Educação Física na Educação Infantil é importante devido à especificidade das atividades de movimento e os benefícios trazidos aos alunos quando estas são ministradas por esse profissional. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação física |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento (Fisiologia) |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de atividades de movimento na educação infantil: o trabalho realizado por profissionais de educação física e pedagogos |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |