Abstract:
Sobre o processo de ensino e aprendizagem, nos dias atuais, entende-se que, na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, não acontece diferente das demais, também é preciso que seja gerada a aprendizagem significativa, como vem sido apontado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que se estabelecem os direitos de aprendizagem e os campos de experiência em uma nova forma de organizar o ensino. Para a educação infantil, foram designados 5 (cinco) campos de experiência, que são fundamentais às crianças de até 5 anos de idade, principalmente em sua vivência de interagir e de se expressar. O objetivo geral desta pesquisa é investigar como está sendo a prática pedagógica na Educação Infantil em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem da linguagem oral dos seus alunos de 4 a 5 anos. Ocorre, no trabalho, como manifestação de uma pesquisa de campo, uma coleta de dados, em que a pesquisa se preocupa com a manifestação dos professores da Educação Infantil em razão de como eles trabalham a própria oralidade e como essa ação educativa está relacionada aos campos de experiência e aos momentos lúdicos, ou seja, a situações de jogos e brincadeiras com os alunos, não deixando de pensar na implicação dessas atividades para o pleno desenvolvimento do discente. O trabalho constata que a oralidade, aqui pesquisada, é uma importante prática de linguagem no desenvolvimento das crianças, em especial de 4 a 5 anos de idade, em que a aprendizagem da criança pode-se manifestar por jogos e brincadeiras, motivados pela própria interação.